sábado, 4 de fevereiro de 2012

O que é tendência?


Olá moderninhos!

Esse é meu primeiro post como convidado do blog e, além de lisonjeado, fiquei nervoso. É responsabilidade não falar besteira pra os leitores do blog de amigos.

Rapidão: Tio Lelo é a pessoa mais jeans+camiseta que já habitou o planeta Terra, então pra não opinar diretamente sobre moda, decidi falar sobre:

Porque é Tendência?

Mas antes: Você sabe o que quer dizer tendência?

                   Significado de Tendência

S.f. Ação, força pela qual um corpo é levado a mover-se em direção a alguma coisa: tendência dos corpos para a terra.
Fig: Pendor, inclinação: tendência à mentira.
Psicologia: Diz-se para designar certos instintos, certos impulsos do homem, especialmente na medida em que esses instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que determinam.

Mas, quando a tendência vem para a moda, como já lemos muitas vezes aqui no Los Moderninhos , você entende o que isso significa?

Na verdade, esse termo não é nada mais do que uma especulação de uso de um determinado elemento. No caso da moda, pode ser: Cor, forma, tecido, padronagem, corte, estampas, acessórios e até aviamentos, dentre muitas mais.

O que é importante compreender é que se você é um fashionista não pode simplesmente aceitar uma tendência. Esta influência tem que ter uma base, é um produto que faz parte de um ciclo de moda. Se você procurar a fundo compreenderá que uma tendência é resultado do ritmo de mercado e espelho de um interesse social.  Elas aparecem em pesquisas de consumo, análises importantes de comportamento e, sim, de criações de estilistas, especialmente como uma releitura do passado. Porém, tendência não é inspiração.

Um criador pode se inspirar no exército e criar uma coleção em tons de dourado com estampa militar enquanto outro de inspira no mar e cria ondas também douradas. Assim, a tendência é dourado mas a inspiração é distinta.

No Brasil estamos sempre influenciados pela moda Europeia e  Estado Unidense , visto que eles estão na estação contrária a nossa, dando impressão de “adiantamento”.

A ideia desse post é deixar vocês confiantes em si mesmos e desconfiados de quem não sabe explicar de onde vem uma tendência. Tá bom?

Bença do Tio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário