segunda-feira, 5 de março de 2012

Moda e Feminismo.


A relação entre moda e mulheres é aparentemente obvia, mas qual a relação da moda com o feminismo? É sobre isso que falarei. Aproveitando o dia da mulher que está aí, vamos tirar o pó de algumas ideias e descosturar alguns estereótipos, que tal? Então, chega mais!
Estereótipo, palavrinha cheia de significados e atribuições, que– sejamos honestos – é fonte de muitos preconceitos. O estereótipo é aquela imagem preconcebida que temos de uma pessoa, por exemplo. Aí baseados nesse pré-conceito inferimos algumas coisas sobre a personalidade, preferência e modo de agir, digamos. Assim, se a menina estuda moda é CLARO que ela é uma fútil, que só pensa em sapatos. Por outro lado se ela é feminista, OBVIO é que ela odeia homens e sapatos de salto.
Estou falando, é claro, de modo generalizado, pois acredito que as pessoas já conseguem perceber que a moda é muito mais do que roupas e que ela reflete, recria e influencia comportamentos sociais, históricos e por aí vai. Assim como percebem que as bandeiras do feminismo são muitas, e nada tem a ver com o combate aos homens e sim a um sistema machista, são coisas bem diferentes. Juro!
Por que eu estou falando disso? Oras, sou uma feminista e adoro moda. Posso garantir que não correspondo aos estereótipos. O que mais me agrada na moda é a possibilidade de me expressar por meio do meu visual, lindo isso não? Já o feminismo me ajuda a garantir que eu possa escolher o que vestir, sempre, quando e como eu quiser.
E agora Berenice, o que faremos? Simples, vamos repensar as condições, ideias, conceitos e abraçar o que tem de mais bonito que é a liberdade de escolha. Vamos substituir os (pré) conceitos por conceitos novinhos em folha, essa tendência vem com tudo e é nossa intenção fazê-la durar.
Há ainda coisas a dizer? E como!  Essas são algumas considerações bem superficiais e, claro, é tudo muito pessoal. Mas pretendemos aprofundar esse tema, sinta-se à vontade para dar seus pitacos. Nós primamos pela liberdade, lembra?
(Pithina Pastorelo Cereja Blogueira representando o simbolo feminista)


Quer saber mais sobre moda? Esse post aqui tem uma definição linda.

Sobre feminismo aqui tem de tudo, é meu paraíso.
Mirian Carla Barbosa - @BCMirian

6 comentários:

  1. um dos melhores post que eu já vi por aqui.

    ResponderExcluir
  2. aRRASOUUUUUUU...MINHA DICIPULA ... ADOREI
    BEIJO LAU

    ResponderExcluir
  3. Ai que orgulho de ti, Mirian. É bem isto mesmo! Adoro a palavra estereótipo, demorei um tempão pra entender como usá-la e qual a aplicabilidade, mas depois que a gente entende... sobre o feminismo, não vejo coisa mais típica do que associar quem estuda o movimento com mulheres homossexuais que odeiam os homens e detestam se arrumar. Não sei como a gente chega a esse ponto, sério. Antes de estudar feminismo eu também o enxergava mais ou menos daquele modo, então nem posso reclamar demais... agora que vejo diferente, faço o possível para que os outros vejam também. Um beijo, mana.

    ResponderExcluir
  4. Posso dar só mais um pitaco? Essa coisa de "prove que você não é um robô" no sistema de comentário me aborrece. Já estou ficando velha e demoro séculos pra acertar letra por letra! :T

    ResponderExcluir