terça-feira, 23 de abril de 2013

Fases da Lua e seus Cabelos

Todo mundo já ouviu falar que as fases da lua têm haver com o cabelo, certo?!

Muitas mulheres quando querem que o cabelo cresça rapidamente esperam a fase crescente da lua para cortar os fios, acelerando o metabolismo e fazendo com que eles cresçam logo, logo. Quando as mulheres não estão contentes com o volume do cabelo fazem os cortes apenas na lua minguante. Para acabar com a queda de cabelo, nada mais eficiente que aparar as pontas durante a fase da lua nova. E aquelas que desejam o volume podem melhorar com a ajuda da lua cheia! Mas ai vem à pergunta, isso realmente acontece? Qual a influencia da lua no cabelo?



Este hábito de acreditar nas fases da lua é muito antigo, vem dos tempos em que a agricultura era o principal modo de sobrevivência. Essa crença, que muitas pessoas acreditam, não é só aplicada em cortes, muitas clínicas de tratamento anunciam soluções para todos os problemas por meio das fases da lua.

Mas, a lua influência o nosso cabelo?

Apesar de muitas pessoas afirmarem que as fases da lua são completamente decisivas para os tratamentos capilares, já foi afirmado por especialistas que não existe nenhuma evidência científica que comprove isso. Médicos, dermatologistas e estudiosos explicam que todos os fios passam por um ciclo, eles nascem, permanecem em repouso e depois morrem, e ainda acrescentam que esse ciclo não é influenciado pela lua. Exemplo: os fios crescem atingem média de 1cm por mês, esta é a medida para a grande maioria das pessoas e ela não pode ser mudada pela força da lua, portanto a lua não influencia o nosso cabelo. 


O povo agrícola achavam que o poder que as fases da lua exerciam sobre as plantações também era exercido sobre os fios. Dessa forma criou-se o mito, que se estende até os dias atuais. Esse mito foi criado pela força de uma crença, sendo passado de geração pra geração, e em nenhum momento foi questionada a sua verdade. Mas nos dias atuais ficou comprovado que é apenas um mito sem influencia alguma.

Então, o que faz com que os cabelos mudem?

Os estudos sobre os cabelos hoje em dia são vastos e todo mundo sabe que a saúde e a beleza dos cabelos estão ligadas a vários fatores. O primeiro deles é a genética, logo em seguida vem os hábitos de vida, que podem melhorar ou piorar a qualidade dos fios. Os produtos industrializados que são criados a partir de estudos, também ajudam muito. Uma rotina saudável ira contribuir muito com os cabelos, pois eles são reflexos do estado em que o nosso corpo se encontra. Um excelente shampoo, que seja adequado ao seu tipo capilar, também faz toda a diferença, ajuda os fios a adquirirem outra aparência. Cortes com freqüência eliminam as pontas duplas e ressecadas e dando um aspecto bem melhor aos cabelos.
Então não adianta mais colocar a culpa ou a expectativa na lua, você só vai ter um cabelo bonito ou feio se quiser!


Beijinhos, Camila

Um comentário:

  1. Eu sempre corto as pontinhas do meu cabelo na lua crescente , e até que cresce um pouco
    bjs s2
    ualquelinda.blogspot.com

    ResponderExcluir