sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fazer esporte está sempre na Moda

Hoje a minha dica não é sobre moda e sim esporte!
A prática de atividades físicas tem estado cada vez mais em alta na vida dos brasileiros, visando não só a melhora no condicionamento físico, melhorias na saúde mais também no corpo físico. Eu particularmente não sou muito fã de academia, por isso para me exercitar optei por opções diferentes. E vou compartilhar aqui com vocês um pouco desse esporte que é a patinação. 



Patinação

Mesmo que a patinação pareça ser um esporte moderno e futurista, os primeiros patins datam do início do século 18. E os patins de gelo então são mais antigos ainda. Já neste século, surgiram nos Estados Unidos os patins tradicionais, aqueles com duas rodas atrás e duas na frente. Eles eram mais complicados, por ter os freios na frente. O patins inline foi inventado também nos Estados Unidos na década de 1980, por dois irmãos que jogavam hóquei no gelo, eles patentearam o equipamento, ficaram milionários, investiram e fundaram a empresa que é conhecida como RollerBlade, uma das melhores e mais vendidas marcas de patins até hoje. Nos anos 90 o retorno dos patins in-line promoveu o surgimento da patinação agressiva, subdividida nas modalidades street e vertical

Evolução do 4 rodas



Modalidades:

Slalom Inline (Speed & freestyle): Consiste em correr entre cones, no Speed vence quem termina o percurso em menos tempo, e o freestyle consiste em executar vários tipos de manobras no "flat", entre os cones.

High Jump, (Pure High Jump): Que é Salto em altura de Patins, e ainda "Best Trick" - melhor manobra.

Street; São gaps, giros e grinds executados em obstáculos do cenário urbano como rampas, cantoneiras, corrimões, telhados e escadarias.

Vertical (vert.): são as mesmas manobras executadas do street, em Halfpipe (rampa em forma de "U").

Park: esta modalidade é praticada em pistas especializadas, que possuem obstáculos como mini-ramps, quartes-pipe, funbox, box, corrimões, rampas de 45 graus, muro para Wall-rides, Canyon, jump-launchers e qualquer outro obstáculos que possam ser utilizados. Tudo isso dentro de um espaço reservado. Existem "Parks" ou "Skateparks" privados e públicos. Um dos melhores "Parks" existentes hoje é o "Woodward Camp" que é a empresa responsável pela construção da maioria das pistas para o campeonato mundial X-Games. Esses "Skatepark's" tem seus obstáculos na maioria das vezes feitos em madeira do tipo "MDF" na camada superior em "Skatepark's" indoor e madeira naval quando o "skatepark" fica á céu aberto. Também é comum encontrar muitos "Skatepark's" de concreto com a superfície em "Cimento queimado" o que o torna mais liso e mais aderente para as rodinhas adequadas para manobras.


Benefícios e dicas de patinação

Melhora do condicionamento cardio respiratório, aumento da resistência muscular, fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos, melhora da flexibilidade e mobilidade articular, desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação motora.   Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas.

Para quem está iniciando, há alguns fatores para serem treinados:

Equilíbrio: o principal erro dos iniciantes é distribuir o peso de maneira errada. Distribua o peso nas duas pernas.
Deslize: deixe as pontas dos patins ligeiramente para fora formando um V. Faça a troca de peso de um pé para o outro, consecutivamente. Estenda uma das pernas enquanto desliza a outra. A perna que desliza fica semi flexionada.
Quedas: as quedas são normais, mas você deve estar com equipamentos de segurança, como caneleiras, joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho e capacete, para se proteger de lesões.
Freio: Geralmente os patins profissionais não vem com freio. Caso o seu patins tenha freios já facilitas bastante (o meu não tem rsrsrsrs): geralmente os patins vêm com freios na parte de trás e para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira e pressionando o solo com o freio. Esta é a forme mais fácil, mas há outras como a freada em T, o giro brusco e outras.

DICA: Cuide dos seus patins, evite terreno molhado, areia e pedriscos que podem causar danos aos patins e quedas.




Bom eu escolhi o meu modelo in line, categoria street, da marca traxart uma marca nacional de produtos profissionais não só de patinação.
Importe: As proteções como capacete, joelheira cotoveleira e luvas é de suma importância na aquisição do seu patins. 


Segue o site da Traxart (clique aqui) e da Rollerblade (clique aqui), para quem quiser conferir alguns modelos e saber um pouco sobre patins.
Depois de todas as dicas.... BORA PATINAR GALERAAAA!!!! ;)
Beijos Nathiroots :**


Nenhum comentário:

Postar um comentário