quinta-feira, 18 de julho de 2013

Bolo integral de especiarias com bananas orgânicas carameladas

Oi, tudo bem?
Desculpem a ausência de postagens, mas estou na correria.
Sobre esse bolo, banana é algo que sempre se encontra na casa das pessoas, fora que eu adoro. Esse foi feito e adaptado para provar que o açúcar demerara também faz caramelo, pois uma colega não estava acreditando pelo fato de ele ser granuladinho. Acho que fica ainda mais caramelo que o outro, lindo, lindo!!!
Como já vai o caramelo e bananas na receita eu uso menos açúcar na massa do bolo e acho gostoso colocar especiarias para deixar bem aromático e saboroso.
Vamos testar? se fizerem e postarem fotos me marquem @andrenutrichef

Para a massa você vai precisar
  • 2 xícara de farinha de arroz integral orgânica
  • ½ xícara de óleo ou 1/2 de manteiga ghee
  • 3 ovos orgânicos
  • 1 xícara de água mineral ou suco de alguma fruta que goste
  • 1 xícara de açúcar demerara (pode até usar menos ou use o adoçante do seu gosto)
  • 5 colheres de sopa de linchia (linhaça + chia misturadas)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de cafezinho cheia de canela
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 pitada de cravo
Para o caramelo você vai precisar
Aqui vai depender da sua forma e tamanho das bananas
  • 6 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 3 colheres de sopa de água
  • 5 bananas caturra orgânicas (acho a melhor pra doce)
Modo de preparo
Coloque o açúcar e a água na forma e aquecer diretamente na chama média/baixa do fogão até formar um caramelo, use uma espátula para ajudar nesse processo e depois unte (lambuze) a forma com auxílio desta espátula.
Corte as bananas ao meio e forre a forma, assim ó:


Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo/manteiga, água/suco e a linhaça com a chia por 3 minutos.

Misturar a farinhas com as especiarias.

Despejar a mistura do liquidificador no recipiente da farinha. Misturar bem.

Adicionar o fermento e misturar suavemente.

Despejar sobre as bananas cuidadosamente.

Assar em uma forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido 180°C por aproximadamente 45 minutos a 1 hora (fazer o teste do palito).


Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário