quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Movimento Grunge e a moda.

Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. 

Vamos começar este post com Nirvana é claro, e com a minha música favorita.
Você até pode criticar e dizer mas o grunge não se classifica apenas na Banda Nirvana é claro que não temos outras comoAlice in Chains Pearl Jam, mas assim vamos falar de moda?
Qual foi a influencia do Grunge na moda? e Olha que foi muita coisa
definição de Jean Paul Gaultier, “o grunge não é nada mais do que o jeito que nos vestimos quando estamos sem dinheiro”, 


Como todo grande movimento musical, o grunge também influenciou outras esferas de consumo jovem na época.Num contra-ataque à moda yuppie - engomadinha e elegante - dos jovens dos anos 80 e a abundância de couro e itens caros usados pelas glam rock bands, o grunge provocou uma verdadeira rebelião. Priorizando a simplicidade e a não ostentação, os artistas usavam calças rasgadas, camisas de flanela, sapatos gastos, suéters velhos e botas (Doc Marten). O cabelo desarrumado e geralmente comprido compunham a nova imagem a ser adotada: a do anti-star, algo como anti-estrela.

Foi a primeira Vez Oficialmente que a a moda de rua começou a ter uma grande influencia dentro do mundo da moda, ou seja grandes revistas acabaram aderindo em seus editoriais o estilo grunge pra chamar atenção ou pra atender um publico que crescia cada vez mais. Lembro que assisti um documentário sobre a Historia da Vogue no HBO teve uma revista que a capa foi com  uma camisa no estilo grunge e o mundo da moda parou por isso, porque era sim a primeira vez em que uma grande revista pega algo da rua e coloca em suas capas.
As pessoas estavam cansadas da vida, mas não se mostravam rebeldes a ela, pelo contrário, se mostravam mastigadas por ela. Elas eram antissociais, estranhas e se escondiam do mundo. Esse foi o grunge. Por esse motivo, é tão difícil entender a associação que ele teve com a moda. Como é que um estilo que não precisa de manutenção vira moda, se a moda é uma manutenção diária dele? Foi isso o que os seguidores do movimento não entendiam. Quem seguia o estilo grunge na realidade não seguia o movimento grunge, já que as duas coisas se tornaram opostas. No entanto, as ruas e as passarelas atuais nos dizem que ele voltou. Se lá nos anos 90 o grunge não se encaixava muito bem com a moda, hoje ele finalmente pode definir um estilo. Não é mais sobre um sentimento, mas sim sobre um jeito atual de se vestir.


E a Influencia do grunge hoje é claro vamos por aí muita calça rasgada, muito all star e muita camiseta de banda.








Entendeu, gostou, então achei legal durante esse Mês vai rolar um pouco de movimento e moda então é isso e até a próxima  Jú Petit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário