terça-feira, 8 de outubro de 2013

Filme Frances Ha


Imagem: Reprodução

Eu tenho 27 anos, não tenho a estabilidade no trabalho de pessoas que seguiram carreiras mais comuns aos olhos do mercado e sonho em fazer as coisas que, acredito, sejam pertinentes ao meu talento, tentando, por mais difícil que seja, encarar toda essa situação com bom humor... Eu poderia dizer, sem qualquer dúvida, que eu “sou” a Frances Ha.

É impossível não se identificar, por mais “normal” que seja sua vida, ou ao menos simpatizar, com a personagem de Greta Gerwig. Sem estabilidade alguma e contando com acordos que ela nem chegou a fechar, Frances passa por altos e baixos, tentando se encaixar em um mundo que pode ser muito cruel com suas projeções, sem nunca perder o bom humor e sua simpatia.

Todo em preto e branco, o filme nos faz entrar no universo charmoso de uma artista que ainda vive como se estivesse na universidade. Sem regras e sem objetivo claro, Frances passeia pela vida como uma criança que viaja sentada na janela. Talvez por isso leve sua vida de forma tão otimista e feliz. Ao passo que o filme caminha, acompanhamos o crescimento da personagem, muitas vezes identificando, naquelas cenas, momentos vividos por nós mesmos em algum momento da vida, o que nos cativa, de forma tão intensa, a ponto de esquecermos a ausência das cores.

Imagem: Reprodução

Noah Baumbach, roteirista e diretor de filmes cujas tramas são mais densas, filmados muitas vezes de forma mais despretensiosa. Dando ao filme um foco na construção da personagem dentro da história, não enfatizando grandes planos, assina junto de Greta Gerwig o roteiro de Frances Ha. E essa parceria enriquece bastante o filme, já que Greta se sente realmente à vontade no papel.


O filme “A Lula e a Baleia”, escrito e dirigido por Baumbach, é um dos 10 melhores filmes de todos os tempos, pelo menos pra mim. E Frances Ha, que difere em muito de “A Lula e a Baleia” em vários aspectos, provavelmente pela grande participação de Greta durante o processo de escrita, tem uma força tão arrebatadora que não tem como não sair da sala de cinema sem um sorriso no rosto.
Confira o Trailer:


Beijos Bruno Brigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário