quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cuidado com os Cabelos

Olá Moderninhos!

Seguindo a mesma “linha” da semana passada, irei falar sobre cabelos. A gente esta sempre inventando coisas e testando produtos, procurando sempre o melhor, mas às vezes, simplesmente não percebemos que pequenos hábitos, ou melhor maus hábitos, podem prejudicar muito o cabelo.

Hábitos que nos parecem inofensivos, mas que simplesmente podem fazer um verdadeiro estrago no cabelo. Hábitos que praticamos em casa, na praia, piscina, ou até mesmo coisas que deixamos de fazer, como ir ao cabeleireiro, é já um mal hábito.  Por isso, eu resolvi deixar bem claro a vocês quais são esses maus hábitos que podem fragilizar rapidamente as madeixas.

Imagem: Reprodução
Maus Hábitos

Um hábito terrível, que “todo mundo” comete, é o de lavar os cabelos com água muito quente, tanto para os fios, quanto para a pele. A temperatura alta da água contribuiu para o ressecamento dos cabelos, o cabelo já oleoso ficara pior, pois as glândulas sebáceas irão produzir mais óleo, e aqueles que não são oleosos, correm o risco de virem a ser. Portanto, deve sempre usar água fria ou morna.

Outro hábito muito comum ocorre com o condicionador, você percebe que os fios estão ressecados demais e então, por uma loucura forte, adquiri o hábito ruim de deixar restos de condicionador neles, pois fique você sabendo, pessoa de hábito horrível, que isso enfraquece o cabelo. Esses restos de condicionador impedem que as cutículas fechem. Para resolver o seu problema e manter os cabelos hidratados e domados, opte por cremes do tipo Leave-in, que são próprios para isso.

Outro problema é na hora de pentear os cabelos, a quem opte por escovas com cerdas mole demais ou então cerdas duras demais e muito juntinhas. Essas não são as opções certas, a melhor forma de evitar a quebra dos cabelos é usar um pente de cerdas largas, ou até mesmo uma escova firme, mas as cerdas precisam ser levemente espaçadas, dessa forma você vai evitar que os fios sejam forçados a desembaraçar e acabar quebrando.

O sol é outro grande inimigo do cabelo, então não importa aonde seja, na praia, na piscina, no quintal, na fazenda ou etc. não cometa o grande e absurdo erro de usar máscaras comuns de hidratação, enquanto faz isso. Esse é um hábito muito ruim para os cabelos, isso ira resseca-los e enfraquece-los. Os raios solares não irão aumentar o poder de hidratação deste produto, o adequado mesmo é usar protetores adequados contra o sol.

Outra dica muito importante e que ajuda muito e manter os cortes trimestrais do cabelo. Este é um intervalo saudável e indicado entre corte. Ao passar de três meses, as pontas dos fios começam a se abrir e isso vai dar ao cabelo um aspecto espiguento, pois ficaram ressecados até que caiam... Um completo filme de terror.

Hábitos PÉSSIMOS

Existem hábitos ruins para os cabelos, mas existem aqueles que conseguem ser piores.

  • Prender/Amarrar os cabelos molhados: Quebra os fios e além do mais, favorece o aparecimento de fungos e caspas.
  • Dormir com os cabelos molhados: Faz com que as bactérias e fungos se proliferem, isso causa coceiras e, em casos graves, leva a queda do cabelo.
  • Usar a chapinha nos cabelos úmidos: Terrível, isso “frita” os cabelos.
  • Deixar os cabelos presos por muito tempo: Isso causa o enfraquecimento do cabelo, que acaba promovendo a quebra. Procure sempre, alternar tipos diferentes de penteados e sempre que possível, deixa-los solto.
  • Misturar químicas: Esse hábito enfraquece e faz com que os fios caiam, além de deixar eles extremamente ressecados.
  • Não hidratar: As hidratações devem ser, no mínimo, quinzenais, se por acaso você for adepta de químicas, ou se exponha aos raios solares, elas devem ser semanais.


Imagem: Reprodução

Ao fim dos maus hábitos!

Beijinhos, Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário